Embolia pulmonar: Sintomas, causas e tratamentos

Embolia pulmonar é de maneira sucinta, o bloqueio de uma ou mais artérias dos pulmões por causas variadas, em geral coágulos de sangue originados por uma trombose, os quais são chamados êmbolos.
 

SINTOMAS

As embolias pulmonares podem ser classificadas em maiores ou menores.

Embolia maior – Se caracteriza pela migração para os pulmões de coágulos grandes. As artérias maiores são obstruídas e os sintomas são: Ansiedade, Sudorese, Queda abrupta de pressão arterial (hipotensão repentina), Súbita e intensa falta de ar, Taquicardia (> 100 bpm), Sensação de morte iminente e Desmaio.

Embolia menor – Nesse caso, como o próprio nome já diz, os coágulos se fixam em artérias menores e mais próximas da pleura. Os sintomas da embolia pulmonar menor são: Dor ao respirar, Repentina falta de ar e Escarro sanguinolento.
 

CAUSAS

A embolia pulmonar é causada geralmente pela presença um coágulo de sangue em uma artéria, que bloqueia a passagem de sangue. Esse coágulo é geralmente proveniente de veias da perna, da coxa (principalmente) ou da pélvis (área dos quadris). O nome desse coágulo é trombose venosa profunda (TVP). O coágulo TVP se solta e se desloca para os pulmões.
Também são causas da embolia, embora menos comuns, bolhas de ar, líquido amniótico, gotículas de gordura, células cancerosas ou mesmo parasitas.

 
TRATAMENTOS

A busca rápida por tratamento da embolia pulmonar é essencial para se evitar complicações. O tratamento da embolia pulmonar pode ser feito via medicamentos, como anticoagulantes e trombolíticos, usados para dissolver coágulos sanguíneos. Se os medicamentos não funcionarem pode ser feita uma cirurgia para remover o coágulo de sangue ou para introduzir um cateter que funcionará como um filtro impedindo a passagem do coágulo para o pulmão.

 
 
Fonte: R7 / SAÚDE COM CIÊNCIA
//www.saudecomciencia.com/2015/09/embolia-pulmonar-sintomas-causas-e-tratamentos.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+saudecomciencia+%28saudecomciencia%29

Comments for this post are closed.