Os tipo de TPM e como a alimentação pode ajudar

São três letrinhas que atrapalham a vida de muitas mulheres: a TPM. Você sabia que existem diferentes tipos de TPM? Tem a TPM do tipo A, que provoca agressividade, do tipo C, da compulsão por doces, do tipo D, da depressão, do tipo E, do enjoo e cólica, e do tipo H, do inchaço. Muitas mulheres reclamam que engordam na TPM e isso é verdade. Elas incham por causa de algum hormônio e isto, claro, esta retenção de líquido, impacta no peso, podendo aumentá-lo em até dois quilos. As dicas da nutricionista Andrea Zaccaro são: Alimentos como abacaxi, melão, talos de salsão, couve, brócolis e couve-flor ajudam nesta parte.

Cereais Integrais (milho, cevada, aveia, centeio, trigo-sarraceno e arroz integral): são carboidratos complexos capazes de estabilizar a glicemia e eliminar a compulsão pré-menstrual por doces. Eles são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas B e E e sais minerais.

– Leguminosas (lentilhas, feijões de todos os tipos, grão-de-bico, feijão azuki, ervilhas verdes): possuem alto teor de carboidratos complexos e proteínas que ajudam a regular a glicemia, estabilizando oscilações de humor, ansiedade. A soja é um alimento excelente para mulheres com TPM por ser fonte de estrogênio vegetal, ajuda a normalizar os níveis de estrogênio, reduzindo os sintomas da TPM.

– Sementes e Frutos Oleaginosos (nozes, amendoim, amêndoas, pistache): são excelentes fontes de proteína. Devem ser consumidos crus e sem sal. Não consuma aqueles torrados e salgados, pois apenas piorarão os sintomas.

– Hortaliças verdes (folhas verdes como couve e mostarda, hortaliças com raiz como cenoura e nabos, crucíferas como brócolis e couve de bruxelas): possuem alto teor de vitamina A, magnésio, cálcio e outros nutrientes que aliviam os sintomas da TPM.

– Hortaliças vermelhas, alaranjadas e amarelas (cenoura, pimentão, batata doce, abóbora): possuem alto teor de carboidratos complexos e fibras que ajudam a reduzir a hipoglicemia ligada a TPM e as oscilações de humor. O alto teor de vitamina A ajuda a regular o sangramento menstrual intenso e a acne pré-menstrual.
 
 
Fonte: BEM ESTAR – G1 GLOBO
//g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/04/bem-estar-explica-os-tipos-de-tpm-e-como-alimentacao-pode-ajudar.html

Comments for this post are closed.