Mama

c i t o m a x x

A Punção na mama pode ser feita por agulha fina ou por agulha grossa. É feita a mão livre quando se trata de nódulos palpáveis, guiada por ultrasom. Em caso de nódulos visíveis, tanto na mamografia, como na ultrassonografia, opta-se pela punção guiada pela ultra-sonografia, pela praticidade do método, pelo maior conforto da paciente, estando a mesma com as mamas livres, durante a punção.

Punção Biopsia

Para determinar a natureza de alterações na mama, é realizada a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), que consiste na introdução de uma agulha fina, acoplada a uma seringa, em lesões palpáveis ou não na mama para a retirada de uma amostra de células, para exame. O posicionamento da agulha é indicado por ultrasom. Depois de identificada a alteração, será feita assepsia da mama e uma anestesia local. Uma vez posicionada a agulha dentro da lesão, a coleta do material será iniciada com movimentos de vai-e-vem da seringa.

Tireóide

c i t o m a x x

Como o hipotireoidismo é diagnosticado?

Os exames de sangue podem medir seus níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e do hormônio da tireoide (T4). Você tem hipotireoidismo quando tem TSH elevado e níveis baixos de T4 em seu sangue. No hipotireoidismo inicial ou na forma leve, o TSH estará alto mas o T4 pode estar normal. Neste caso, o seu médico vai avaliar os níveis de TSH para fazer o diagnóstico. Quando a causa do hipotiroidismo é a doença de Hashimoto, os exames podem detectar os anticorpos que atacam a tireoide.

Punção Biopsia

Como o hipotireoidismo é tratado?

O hipotireoidismo é tratado com uma medicação que contém o hormônio da tireoide, na forma de comprimido. A levotiroxina é a droga de escolha e é um medicamento sintético (industrializado) de T4 idêntico ao T4 que a tireoide produz. A levotiroxina é encontrada em nomes de marcas e em versões genéricas.