Estilo de Vida é Culpado por 70% a 90% de Todos os Casos de Câncer

Será que a maioria das pessoas que têm câncer simplesmente são azaradas? Ou será que o câncer é algo que pode ser prevenido? Dois novos estudos sugerem que a última opção está correta, o câncer pode ser evitado, prevenido. Ou seja, na grande maioria dos casos, a “má sorte” não é responsável pelo câncer.

Um estudo publicado recentemente no Journal of the American Medical Association Oncology descobriu que entre cerca de 40% a 70% dos casos de câncer poderiam ter sido evitados se as pessoas mudassem o seu estilo de vida, fazendo coisas como reduzir o consumo de álcool, manterem um peso saudável, pararem de fumar e praticarem cerca de 2 horas e meia de exercício físico semanalmente. “Uma grande parte dos cânceres ocorrem devido a fatores ambientais, e podem ser prevenidos pela modificação do estilo de vida”, concluíram os autores. Outro estudo, cujos resultados foram publicados recentemente na revista Nature, revelaram que são principalmente os fatores externos e ambientais, como beber, se expor muito ao sol, fumar, dietas e substâncias químicas tóxicas que causam o câncer, em vez dos fatores intrínsecos, como aleatórias mutações celulares.
 
 
De acordo com o estudo realizado por pesquisadores da Stony Brook University de Nova York, os fatores intrínsecos foram responsáveis por apenas 10% a 30% do risco das pessoas terem câncer, enquanto os riscos extrínsecos foram responsáveis por 70% a 90% no caso da maioria dos cânceres mais comuns. Isso é uma ótima notícia para a maioria das pessoas, já que significa que o câncer pode ser evitado através de mudanças no estilo de vida. “Os fatores ambientais desempenham um papel importante na incidência do câncer e eles são modificáveis através de mudanças de estilo de vida e/ou vacinas,” disseram os pesquisadores para a revista Nature, assim como também foi dito pelos pesquisadores da JAMA Oncology: “A substancial incidência do câncer pode ser prevenida através da modificação do estilo de vida”. Muitos especialistas aplaudiram esta descoberta. “Não há dúvidas sobre o que está em jogo aqui”, John Potter, médico que estuda o câncer na Fred Hutchinson Cancer Research Center, disse para a revista Nature. “Isso demonstra se estamos ou não gastando energia na prevenção.” Os autores do estudo publicado no Journal of the American Medical Association Oncology observaram que “a prevenção deve continuar a ser prioridade para o controle do câncer.” Essas conclusões foram como um “tapa na cara” de pesquisas anteriores sobre o câncer. Um relatório publicado na revista Science no começo de 2015 concluiu o oposto: que cerca de dois terços dos cânceres tinham ocorrido devido a fatores intrínsecos. Essa descoberta passou a ser conhecida como a hipótese da “má sorte”.
Mas os pesquisadores da Stony Brook concluíram que a incidência do câncer é muito alta para que isso seja verdade. “As taxas de acúmulo de mutação por processos intrínsecos não são suficientes para dar conta dos riscos de cânceres observados”, escreveram no estudo publicado na revista Nature. Sendo assim, se você pretende prevenir o câncer, mude o seu estilo de vida, opte por uma mais saudável.
 
 
Fonte: R7 / MUNDO BOA FORMA
//www.mundoboaforma.com.br/estilo-de-vida-e-culpado-por-70-90-de-todos-os-casos-de-cancer/

Comments for this post are closed.