Conheça as doenças que provocam queda de cabelo

Você tem percebido que seu cabelo anda caindo em uma quantidade fora do normal? Na maioria dos casos, a química em excesso é a principal causa do problema, mas ele pode ser também uma consequência de que algo não anda bem no organismo. Algumas doenças podem provocar queda dos fios, por isso é importante prestar atenção nos sintomas para que o diagnóstico seja feito com antecedência. A dermatologista especialista em cabelos, Aline Donati, explicou quais transtornos podem causar queda de cabelo e como eles podem ser tratados.

 
LÚPUS

Doença autoimune, a lúpus afeta a própria imunidade da pessoa ataca o organismo. Ela pode acometer só a pele, mas também pode afetar outros órgãos do corpo humano. A doença pode afetar o couro cabeludo de duas formas: a primeira e mais simples delas é chamada de lúpus cutâneo. Normalmente, a queda de cabelo ocorre em um local pequeno e específico da cabeça e faz com que a pessoa perceba e procure ajuda rapidamente. A segunda forma é o lúpus sistêmico, que é menos facilmente perceptível. É uma doença que acomete o corpo inteiro, por isso é mais grave do que uma simples queda de cabelo — não chega a formar falhas tão visíves, mas pode gerar uma queda difusa, menos intensa.

 
MENOPAUSA

A menopausa afeta a raiz do cabelo, uma vez que ela precisa dos hormônios femininos para poder fortificar os fios. Quando ocorre a menopausa, os hormônios diminuem no organismo, causando um desequilíbrio e fazendo com que aumente a queda de cabelo. Segundo a especialista, essas quedas são mais intensas em mulheres que têm tendência a ter calvície.

— Na menopausa, além da queda de cabelo, há um afinamento e um ressecamento dos fios.

 
ALTERAÇÃO DA TIREÓIDE

A relação entre alterações na tireoide e a queda de cabelo ainda não é totalmente conhecida, mas os sintomas são reais. Segundo a especialista, o hipertireoidismo, que é quando a tireoide trabalha mais do que o esperado pelo organismo, há uma queda de cabelo intensa. Quando o caso é de hipotireoidismo, não é exatamente a queda que pode ocorrer, mas sim o enfraquecimento dos fios.

 
ANEMIA

A anemia ocorre quando há deficiência de ferro no organismo, fazendo com que a pessoa sinta fraqueza, enfraquecimento de unhas e dos fios. É muito comum que os cabelos caiam quando uma pessoa desenvolve a anemia, podendo gerar até falhas no couro cabeludo.

 
DEPRESSÃO

A dermatologista explica que a tristeza da depressão em si não causa a queda de cabelo, mas as consequências dela: se a pessoa para de se alimentar, é natural que o cabelo comece a cair. Em relação aos antidepressivos, Aline afirma que eles normalmente não causam o enfraquecimento dos fios, contudo, remédios como os anticonvulsionantes (que estão sendo usados para combater enxaquecas, por exemplo) têm a queda de cabelo como efeito colateral.

 
ESTRESSE OU TRAUMAS

Traumas, sustos ou estresse excessivo pode sim causar a queda dos fios. No entanto, diferentemente o do que a maior parte das pessoas pensam, esse trauma não vai fazer os fios caírem imediatamente, mas, sim, três meses após o susto ou estresse excessivo. Isso porque o cabelo demora três meses para começar a cair, e outros três para parar.

 
INFLAMAÇÃO NO COURO CABELUDO
Existem várias possibilidades de inflamação do couro cabeludo — e todas elas podem resultar na queda dos fios. Só que nesses casos, os fios que já estão para cair são estimulados a se soltarem do couro cabeludo. A especialista listou as principais formas de inflamação: ceborreia muito intensa e queimaduras por causa do sol expulsam os cabelos que estavam prontos para cair.

 
CALVÍCIE

A calvície é uma doença genética que atinge mais homens do que mulheres — eles podem vir a perder todo o cabelo, enquanto as mulheres podem ter algumas falhas.

 
ALOPÉCIA AREATA

Também chamada de “pelada”, a doença pode até mesmo deixar a pessoa sem pelo algum no corpo. É uma doença autoimune, mas diferentemente do lúpus, só atinge o cabelo.

 
SÍFILIS

Desde 2013, há uma epidemia de sífilis no Brasil, e assim como o lúpus, ela pode ter uma forma de doença sistêmica que faz o cabelo cair difusamente.

 

 
 
Fonte: R7 NOTÍCIAS
//noticias.r7.com/saude/fotos/seu-cabelo-esta-caindo-conheca-10-doencas-que-provocam-queda-de-cabelo-08082016#!/foto/1

Comments for this post are closed.